quarta-feira, 7 de julho de 2010

“Fúria” na final

Espanha vence a Alemanha e a Copa terá um campeão inédito

Germany 0 x 1 Spain
Alemanha e Espanha reviviam em campo a final da Eurocopa 2008. Naquela final, a Espanha venceu por 1 x 0 e levou o caneco. Em Copas do Mundo, a Fúria, jamais tinha vencido a Alemanha. Em três jogos foram duas derrotas (2 x 1 em 1966; e 2 x 1 em 1982) e um empate (1x 1 em 1994).
O time do técnico Joachim Löw tinha a chance da revanche, da final da copa européia. Chegou a essa partida, com o melhor ataque da competição, e jogando o futebol que mais estava encantando até aqui. Mas, sem um dos seus principais jogadores, o atacante Muller, que cumpriu suspensão, a Alemanha não se encontrou em campo. O time espanhol jogou melhor o tempo todo e venceu a partida.
A Fúria começou bem. Logo aos 6 minutos, Pedro lança Villa nas costas da defesa alemã. O atacante se estica e toca com o pé direito, mas Neuer sai bem do gol e defende. A Espanha tocava a bola e a Alemanha tentava sair nos contra ataques. As chances apareciam mais para a equipe espanhola. Aos 14, Xavi domina na direita e cruza. No meio da área, Puyol mergulha e cabeceia, mas a bola passa por cima do gol.
E só dava Espanha. O lateral Sergio Ramos chega com perigo, mas chuta pra fora. O jogo era bem tranqüilo para a arbitragem. Até os 26 minutos do primeiro tempo, nenhuma falta tinha sido cometida por nenhuma das equipes. Aos 32, Trochowski recebe na intermediária, rola para a perna esquerda e bate de longe. Casillas cai bem e espalma para escanteio. Fim do primeiro e o placar continuava zero a zero.
O time alemão estava respeitando demais a Espanha. O futebol ofensivo e brilhante mostrado nas partidas contra Inglaterra e Argentina não apareceu. O segundo tempo começou com a Espanha dominando novamente. Restava para os alemães os contra ataques que não eram bem sucedidos.
O gol para os espanhóis era questão de tempo. Schweinsteiger e Ozil que brilharam nas partidas anteriores quase não apareciam, foram neutralizados pela boa marcação da Espanha. Aos 28, Xavi cobra escanteio, o zagueiro catalão, Puyol sobe mais que todo mundo e marca um golaço de cabeça.
O time germânico ainda tentava alguma reação, mas em vão. Joachim Löw coloca Gómez, no ataque, mas restava muito pouco para algo ser feito. O atacante Pedro ainda perde a chance em um contra ataque de matar o jogo para a Espanha. Termina a partida.
A Alemanha teve uma excelente participação nessa Copa. Com o time mais jovem da história, a seleção revelou grandes nomes para o futuro do futebol mundial, como Muller, Özil, Khedira e Kroos, todos com menos de 23 anos de idade. O atacante Miroslav Klose, que tem 14 gols na história das Copas, terá agora, somente mais uma oportunidade de alcançar e tentar passar o recorde que pertence ao brasileiro Ronaldo com 15 gols. Os alemães enfrentam no sábado, o Uruguay, na briga pela terceira colocação.
A Espanha está na final da Copa do Mundo, pela primeira vez em sua história. A melhor colocação espanhola tinha sido um 3º lugar na Copa de 1950. A Fúria tem a fama, de sempre chegar como favorita, e “amarelar” na reta final. Nessa Copa, o time, que tem a base do Barcelona, tem a chances de entrar para a historia, levando pela primeira vez o titulo. Será uma Copa, com campeão inédito ! Tanto Holanda quanto Espanha jamais foram campeãs. O futebol europeu ultrapassará assim, o sul americano, em números de títulos. Serão agora 10 conquistas européias, contra 09 sul americanas.

Ficha Técnica:
Stadium: Moses Mabhida, em Durban, ás 15:30h
Juiz: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)
Público: 60.960 pagantes
Gol:. Puyol, aos 27, do 2º tempo.

Germany: Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker e Boateng (Jansen); Schweinsteiger, Khedira (Mario Gómez) e Özil; Trochowski (Kroos), Klose e Podolski.
Técnico: Joachim Löw.

Spain: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso (Marchena), Busquets, Xavi e Iniesta; Villa (Torres) e Pedro (David Silva).
Técnico: Vicente del Bosque

Um comentário:

  1. Merecidamente a Espanha chegou, não jogou muito, mas que seleção jogou tão bem assim? A Espanha fez o que tinha que fazer e venceu. Parabéns a cada jogador. Eu queria que a final fosse a Espanha x Brasil, mas quem sabe na próxima né. rsrsrs

    ResponderExcluir