segunda-feira, 12 de julho de 2010

Juventude premiada


Alemanha volta a jogar no ataque, derrota Uruguai e fica em terceiro.

Uruguay 2 x 3 Germany
Uruguai e Alemanha entraram em campo para decidirem o terceiro colocado do Mundial. Em 1970, essas mesmas duas equipes também decidiram a terceira posição daquela Copa. A Alemanha venceu por 1 x 0. Desde então, a celeste olímpica não chegava às semifinais . Já os alemães são a seleção que mais vezes chegou entre os quatro primeiros, estando nas semifinais 12 das 17 edições que já participou.
O atacante Miroslav Klose tinha nessa partida, a chance de igualar e ultrapassar o recorde do brasileiro Ronaldo, como o maior artilheiro da historia das Copas. Mas, com febre e fortes dores nas costas, o craque alemão não entrou em campo. Ronaldo então, continua sendo o artilheiro com 15 gols.
Para a equipe sul americana, o jogo parecia ter mais valor. A celeste olímpica como é conhecida, tinha a chance de ficar em terceiro, colocando novamente os uruguaios entre os primeiros do mundo. Para os alemães, que queriam muito estar na final, o terceiro lugar serviria para premiar a jovem equipe montada pelo técnico Joaquim Löw. O time europeu voltou a brilhar no ataque, virou o jogo, e levou novamente o terceiro lugar, mesma colocação obtida em 2006.
A Alemanha tinha desfalques: Além do craque Klose, Podolski e Lahm não jogaram devido a uma forte gripe, em seus lugares entraram respectivamente o brasileiro Cacau, Jansen e o lateral Aogo. O goleiro reserva Butt, de 36 anos, foi homenageado começando a partida no lugar do titular Neuer. Já a equipe do Uruguay estava completa, contando com as voltas do atacante Súarez e do zagueiro capitão Lugano.
O jogo começou movimentado. Logo aos 7 minutos, falta para o Uruguai. Forlán bate de direita, mas a bola passa raspando a trave de Butt e sai pela linha de fundo. A Alemanha reage. Aos 10 minutos, o zagueiro Friedrich sobe no segundo pau e cabeceia no travessão. O gol saiu logo depois, Aos 18, o meio campista, Schweinsteiger chuta de longe, o goleiro Muslera rebate, e o jovem Muller aparece livre no rebote para marcar seu quinto gol na copa do mundo e abrir o placar.
A equipe uruguaia não sente o gol. Aos 28, Perez rouba a bola de Schweinsteiger no meio campo, puxa o contra-ataque e toca para Cavani que invade a área e bate na saída do goleiro Butt, deixando tudo igual em Port Elizabeth. No segundo tempo, logo no inicio, aos 06 minutos, Arévalo Rios vai à linha de fundo e cruza. Sozinho, Forlán bate de voleio e faz um golaço, no canto esquerdo do goleiro virando o placar para os uruguaios. Fórlan, também chegou ao seu quinto gol nesse Mundial e divide a artilharia com o alemão Muller, o espanhol Villa e o holandês Sneijder
A Alemanha, atrás no placar, tinha que atacar, afinal de contas estava perdendo a partida. Cinco minutos depois do golaço de Fórlan, Boateng cruza da direita, Jansen aproveita mais uma falha de Muslera e empata o jogo. O jovem time alemão encantou nessa Copa, por jogar sempre no ataque, foi assim que a equipe goleou Inglaterra e Argentina antes de perder para a Espanha. Aos 37 minutos, Após escanteio da direita, Lugano afasta mal e Khedira, de cabeça, coloca a Alemanha em vantagem.
A equipe européia, poderia ter ampliado pra 4 x 2. O atacante Kiessling, perdeu uma chance incrível na cara do gol. No finalzinho da partida, aos 48, o craque Fórlan ainda acerta o travessão após uma cobrança de falta. Mas, a vitória fica mesmo com os alemães.
Os uruguaios foram a melhor equipe sul americana no torneio. Ficando à frente de Argentina e Brasil. O time que foi o ultimo a confirmar participação nessa Copa, termina em quarto, colocação que ninguém esperava que a equipe fosse alcançar.
Foi um premio pra a jovem equipe alemã, que foi a mais nova, da historia da Alemanha em Copas do Mundo. O técnico Joaquim Löw utilizou 22, dos 23 jogadores que convocou (Somente o goleiro reserva Weise não jogou). A Alemanha encerra a participação na Copa em 3ºlugar. O time conquistou em sete partidas, cinco vitórias e duas derrotas. Teve o melhor ataque da Copa, marcando 16 gols e levando apenas 05. Dos 16 gols, 05 foram marcados pelo artilheiro Muller, 04 do atacante Klose e 02 do meio campo Podolski; Friedrich, Özil, Jansen, Khedira e Cacau marcaram uma vez cada um.
A Alemanha fica em 3º lugar na Copa. O elenco “medalha de bronze” contou com Neuer, Jansen, Friedrich, Aogo, Tasci, Khedira, Schweinsteiger, Özil, Kiessling, Podolski e Klose; Weise, Muller, Badstuber, Trochowski, Lahm, Mertesacker, Kroos, Cacau, Boateng, Marin, Butt e Mário Gómez.


Ficha Técnica:
Stadium: Nelson Mandela Bay,em Porto Elizabeth, ás 15:30h. Data: 10/07/2010
Juiz: Benito Archundia (MEX)
Auxiliares: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)
Público: 36.254 pagantes
Cartão Amarelo: Pérez (URU);.Aogo, Cacau e Friedrich (GER);
Gols: Müller, aos 18; Cavani, aos 28 do 1ºtempo; Forlán, aos 6; Jansen, aos 11; e Khedira, aos 37 do 2ºtempo.

Uruguay: Muslera, Fucile, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez (Gargano), Arévalo Rios e Maxi Pereira; Forlán, Suárez e Cavani (Loco Abreu).
Técnico: Oscar Tabárez

Germany: Butt, Boateng, Friedrich, Mertesacker e Aogo; Khedira, Schweinsteiger, Ozil, (Tasci); e Jansen; (Kroos), Müller e Cacau (Kiessling).
Técnico: Joachim Low

Nenhum comentário:

Postar um comentário