segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ MUNDIAL 2010


Fúria vence holandeses na prorrogação e levam titulo inédito para casa.

Netherlands 0 x 1 Spain
Grande Final. Depois de 30 dias, finalmente iríamos conhecer o campeão mundial de 2010. Espanha e Holanda entraram em campo, para conquistar o titulo pela primeira vez. A Espanha nunca tinha chegado a uma final, já os holandeses foram duas vezes vice campeões, perderam em 1974 para a Alemanha e em 1978 para a Argentina.
Depois de 90 minutos, o placar continuou sem nenhuma alteração. A decisão foi para a prorrogação, e só no finalzinho, é que a Espanha fez o gol e garantiu seu primeiro titulo mundial.
O jogo foi marcado pela violência. Os holandeses bateram muito, e o jogo teve o recorde de cartões nessa Copa. Foram 13 cartões amarelos e 01 vermelho. A arbitragem do inglês Howard Webb foi contestava, já que agiu com pouco critério em diversos lances.
A partida foi movimentada, logo aos 4 minutos, Sergio Ramos cabeceia e Stekelenburg faz milagre para evitar o gol. Aos 34, a Holanda devolve bola para Espanha em atitude fair play, mas a bola passa perto do gol da Fúria. Casillas tira para escanteio. A Espanha tocava a bola e a Holanda só sabia bater. O meio campo De Jong, deu uma voadora no peito do espanhol Xabi Alonso. O árbitro inglês deu apenas cartão amarelo.
O jogo continuava violento e faltoso, e o juiz distribuindo cartões. Aos 36, em jogada ensaiada, o zagueiro Mathijsen tem chance de chutar, livre, mas fura. O primeiro tempo termina mesmo, sem gols.
Na segunda etapa, o craque holandês Robben tem a melhor chance do jogo ate então. Aos 17 minutos ele aparece sozinho para marcar, mas chuta em cima do goleiro espanhol. Aos 24, foi a vez da Espanha perder um gol feito. Navas faz jogada pela direita, e cruza. Heitinga fura e bola sobra para Villa. Ele chuta, mas Heitinga volta a tempo de evitar o gol, que era quase certo. Robben ainda perde outro gol aos 38, ele ganha na velocidade de Puyol e invade a área, mas Casillas defende.
Final de partida. Zero a zero. E mais uma vez na história das Copas, o campeão poderia ser conhecido na prorrogação. Se permanecesse o empate teríamos pênaltis. Aos 5 minutos, Fabregas recebe lançamento e toca na saída de Sketelenburg, que salva com o pé.
A Espanha perdia novamente um gol feito que poderia fazer muita falta nessa decisão. No contra-ataque, holandês, Sneijder coloca para Robben, mas a bola cai no pé direito que não é o bom.
Segundo tempo da prorrogação. Os treinadores fizeram suas últimas substituições na tentativa de tirar o zero do placar. Bert van Marwijk pôs Van der Vaart e Braafheid nos lugares de De Jong e Van Bronckhorst, e Vicente del Bosque trocou o artilheiro Villa por Torres. O zagueiro Heitinga toma o segundo cartão amarelo e é expulso após falta em Iniesta. Na cobrança, Xavi chuta por cima. A Holanda ficava com um homem a menos.
O gol, que teimava em não sair, veio aos 10 minutos. Começou com jogada de Jesus Navas, que tocou para Fabregas dar a assistência para Iniesta chutar cruzado. Gol da Espanha. 1 x 0 Faltando apenas cinco mintuos para terminar o jogo.
Na comemoração, o craque do Barcelona exibiu camisa em homenagem a Dani Jarque, capitão do Espanyol que morreu no ano passado, aos 26 anos. Casillas já chorava em campo mesmo antes do apito final, consciente de que fazia parte da história do futebol espanhol.
A Holanda ainda tentou, mas em vão. A Laranja mecânica teve uma brilhante participação nesse Mundial. Teve 06 vitórias e chegou invicta na final com 25 partidas de invencibilidade. O time teve também o segundo melhor ataque da Copa com 12 gols marcados, com grande destaque para o artilheiro Sneijder. Mas, na última partida, prevaleceu o toque de bola espanhol e o melhor futebol. A Holanda fica mais uma vez como vice em uma Copa do Mundo.
O juiz apita e a Espanha conquista seu primeiro titulo na historia das Copas. A Fúria sempre chegava como favorita e não levava o titulo. Dessa vez, foi diferente, jogando um futebol bonito e baseado no toque de bola, a Espanha, que venceu a Eurocopa em 2008, conquista também a Copa do Mundo.
O time espanhol entra pra historia das Copas, como a única seleção campeã, que perdeu o seu jogo de estréia, (Derrota por 1 x 0 pela Suíça). É a primeira vez também que uma equipe européia, conquista um titulo fora do seu continente. A Europa agora conta com 10 títulos mundiais contra 09 das equipes sul americanas. A Fúria é apenas o oitavo campeão mundial diferente em 80 anos de Copa do Mundo.
O capitão espanhol, o goleiro, Iker Casillas, levanta a taça repetindo a imagem de vários outros capitães que levantaram a taça para seus paises. A taça passa de mão em mão, com muita alegria por parte dos espanhóis. Os jogadores vestiam a tradicional camisa vermelha da Espanha, já constando em cima do escudo, a estrelinha amarela de campeã mundial.
A campanha da Espanha foi a seguinte: Em 07 jogos, o time teve 06 vitórias ( 2 x 0 Honduras; 2 x 1 Chile; 1 x 0 Portugal; 1 x 0 Paraguay; 1 x 0 Alemanha e 1 x 0 Holanda ) e apenas 01 derrota ( 0 x 1 Suiça) O time fez 08 gols e levou apenas 02 ( Dos oito gols marcados, 05 foram do artilheiro Villa, que foi um dos artilheiros da Copa, 02 de Iniesta e 01 de Puyol). PARABÉNS ESPANHA !! CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO FIFA 2010

Ficha Técnica:
Stadium: Soccer City, em Joanesburgo, ás 15:30h. Data: 11/07/2010
Juiz: Howard Webb (ENG)
Auxiliares: Darren Cann (ENG) e Michael Mullarkey (ENG).
Público: 84.490. pagantes
Cartão Amarelo: Van Persie, Van Bommel, De Jong, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel e Mathijsen (NED); Puyol, Sergio Ramos, Capdevila, Iniesta, e Xavi (SPA)
Expulsão: Heitinga (NED)
Gol: Iniesta, aos 10 do 2º tempo da prorrogação.

Netherlands: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Van Persie e Robben.
Técnico: Bert van Marwijk.

Spain: Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xabi Alonso (Fabregas), Busquets, Xavi e Iniesta; Villa (Torres) e Pedro (Jesus Navas).
Técnico: Vicente del Bosque.

Os Campeões

1 - Iker Casillas Fernández - O goleiro é titular absoluto do gol espanhol. Jogador do Real Madrid joga na seleção desde 2000. Em 2008, foi o capitão que ergueu a taça da Eurocopa. Foi eleito, naquele ano, o melhor goleiro do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).

2 - Raúl Albiol Tortajada – O zagueiro também joga no Real Madrid. Quando jogava no Getafe, viveu o momento mais trágico de sua vida. Ele sofreu um grave acidente de carro, ficou na UTI por 17 dias e teve que ficar dois meses inativo. Mas, o zagueiro surpreendeu em sua recuperação e voltou ao time no meio da temporada 2004/2005. Nessa Copa, Albiol, não chegou a ser utilizado pelo técnico.

3 - Gerard Piqué Bernabeu – Piqué já nasceu sócio do Barcelona. Foi revelado pelo clube catalão e hoje é um dos principais nomes da equipe e também da seleção. Titular absoluto, atuou em todas as partidas.

4 - Carlos Marchena López – O zagueiro foi revelado pelo Sevilla. Hoje, atua no Valencia. Na Euro 2008, chegou a ser titular da seleção campeã. Nessa Copa, Marchena, atou alguns minutos em três partidas da equipe.

5 - Carles Puyol Saforcada – É um dos mais experientes da equipe. Tem 32 anos e atuou em três copas do mundo como titular. 2002, 2006 e 2010. Puyol sempre jogou no Barcelona. É o principal zagueiro do clube catalão e da seleção. Foi dele, o gol que levou a equipe à final da Copa.

6 - Andrés Iniesta Luján - Iniesta é um dos principais nomes do meio campo do time do Barcelona. Na temporada 2008/2009, o meio-campista fez um golaço no ângulo de Petr Cech, do Chelsea, nos acréscimos, e garantiu o Barcelona na final da Liga dos Campeões. Depois, a equipe espanhola sagrou-se campeã ao superar o Manchester United. Iniesta parece mesmo um pré-destinado, foi dele o gol que deu à Espanha seu primeiro título Mundial.

7 - David Villa Sánchez - Villa foi o artilheiro da Fúria na Eurocopa, com cinco gols. Grande nome do Valencia na ultima temporada, Villa defenderá o Barcelona, no próximo campeonato espanhol. Villa foi também o artilheiro da Copa e o principal nome do ataque espanhol.

8 - Xavier Hernandéz Creus – Xavi também sempre atuou no Barcelona. Na Copa da África do Sul, Xavi esteve em campo nas sete partidas da Espanha, mas não marcou nenhum gol. Mesmo assim, o volante foi um dos principais atletas da “Fúria” na conquista do inédito título da Copa.

9 - Fernando José Torres Sanz – Torres joga no Liverpool da Inglaterra. Seria o principal nome da Espanha, na Copa, mas chegou à África, recuperando de contusão e acabou na reserva. Mesmo assim, atuou nas sete partidas da Fúria. Torres tem 72 jogos pela Furia e 23 gols marcados, foi dele o gol do titulo da Eurocopa.

10 - Francesc Fábregas Soler – Fàbregas joga no Arsenal da Inglaterra. É promessa do futebol espanhol. Aos 23 anos, já tem uma Copa em seu currículo e teve nessa Copa, sua segunda participação. Foi também peça fundamental na conquista da Eurocopa 2008. Fabregas acabou na reserva do time e atuou em quatro partidas, inclusive na final.

11 - Joan Capdevila Méndez – O lateral atua no Villareal da Espanha. Pela seleção espanhola, Capdevila fez sua estréia em 2002 no empate sem gols com o Uruguai. Na Eurocopa-2008, o lateral obteve a maior consagração pela Furia, ao ser titular na segunda conquista do torneio na história do país – a primeira foi em 1964. Na Copa, Capdevila foi titular absoluto atuando em todos os jogos.

12 - Víctor Valdés Arribas – O goleiro sempre atuou no Barcelona. Desde 2002, é o titular da equipe catalã. Valdes desbancou Diego López e Andrés Palop na última hora para garantir o posto de terceiro goleiro da Espanha na Copa do Mundo da África do Sul. Valdés sempre foi o preferido da torcida pelas boas atuações no Barca. Nessa Copa, não jogou nenhuma partida.

13 - Juan Manuel Mata García – Com apenas 22 anos, Mata é um dos mais novos do elenco espanhol. O meia joga atualmente no Valencia. Sempre esteve nas seleções de base da Espanha, e disputou a Copa das Confederações no ano passado. Nessa Copa do Mundo, Mata entrou alguns minutos, na partida contra Honduras, que a Espanha venceu por 2 x 0.

14 - Xabier Alonso Olano – Xabi Alonso é filho do ex jogador espanhol Periko Alonso. O volante atualmente no Real Madrid defende a seleção já há 07 anos. Xabi Alonso foi um dos principais personagens da emocionante final da Liga dos Campeões de 2004/2005. Na ocasião, ele jogava no Loverpool, o Milan vencia por 3 a 0. Mas a equipe inglesa buscou o resultado. Foi dos pés do meio-campista que saiu o gol de empate. Participou de duas Eurocopas e de duas Copas do Mundo (contando com a atual). Nessa Copa, Xabi participou de todas as partidas como titular no meio campo da Fúria.

15 –Sergio Ramos – Joga no Real Madrid. Atualmente com 24 anos, é um dos principais jogadores da equipe merengue.Começou como lateral direito, mas atua como zagueiro no Real. Na Copa Sergio Ramos foi o titular da lateral direita em todas as partidas da campeã Mundial.

16 - Sergio Busquets Burgos – Com 21 anos apenas, Busquets é um dos mais novos do elenco da Fúria. Meio campo do Barcelona, foi convocado pela primeira vez em 2009, chegando a participar da Copa das Confederações. Nesse Mundial, Busquets, foi titular absoluto no meio campo disputando todos os sete jogos.

17 -Álvaro Arbeloa – Arbeloa joga no Real Madrid. O lateral participou da campanha do título da Espanha Eurocopa-2008 e no bronze da Copa das Confederações. Nessa Copa, jogou apenas alguns instantes da partida contra a Honduras na primeira fase.

18 - Pedro Rodríguez Ledesma – Pedro é uma jovem revelação do time do Barcelona. Com 21 anos, ele já é titular na equipe catalã. Foi em Agosto de 2009, que se tornou profissional. No ano da profissionalização, ele se tornou o primeiro jogador da história a marcar em seis competições oficiais diferentes: Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Copa do Rei, Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha. Pedro começou a Copa como reserva, mas atuou em 05 das sete partidas espanholas. Nas partidas finais, Pedro se tornou titular do ataque campeão do Mundo.

19 - Fernando Llorente Torres – Llorente sempre atuou no Athletic Bilbao. Integrante das categorias de base, ele soma apenas cinco convocações na equipe principal. O atacante jogou amistosos, um jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul e duas partidas na campanha do 3º lugar na Copa das Confederações, em 2009. Llorente nessa Copa teve poucas chances, atuou apenas alguns instantes na partida contra a seleção portuguesa válida pelas Oitavas de Final.

20 - Javier Martínez Aguinaga - Javi Martínez é o jogador mais jovem da lista de Vicente Del Bosque. Tem apenas 21 anos. Sem nenhuma experiência na seleção espanhola, o meio-campista é apontado como uma das surpresas da convocação final da Espanha para a Copa do Mundo da África do Sul. Nessa Copa, o jovem atuou no final da partida contra o Chile. Com certeza, é um dos grandes nomes para o próximo Mundial.

21 - David Jiménez Silva – Silva atualmente joga pelo Valencia. Embora atue como meia-esquerda, David Silva é também utilizado como atacante na Fúria. Em 33 jogos pela equipe nacional, o jogador marcou seis gols. Na seleção, ele foi titular na campanha da Eurocopa 2008. Silva marcou um dos gols da vitória sobre a Rússia na semifinal. Nessa Copa, Silva entrou como titular na derrota da equipe para a Suíça, depois entrou alguns instantes na semifinal contra a Alemanha.

22 - Jesús Navas González – Atualmente joga no Sevilla. A boa seqüência de jogos na temporada 2008/2009 resultou na primeira convocação para defender a seleção espanhola em novembro do ano passado. Nessa Copa, Navas participou de três jogos da Fúria, contra Suíça e Honduras na primeira fase, e nos instantes finais da grande decisão.

23 - José Manuel Reina Páez – Goleiro do Liverpool, Reinaé um dos principais nomes do time inglês. Esteve na Copa 2006, mas não atuou por ser o terceiro goleiro. Nessa Copa, Reina, era o reserva imediato de Casillas, mas também não teve oportunidades.

Técnico: Vicente del Bosque – Nascido em 1950, Vicente foi jogador de futebol. Jogava pelo Real Madrid. Como técnico, ele ganhou vários títulos pela equipe merengue, incluindo o Mundial Interclubes em 2002. Em 2008, assumiu a fúria e entrou para a historia, em 2010, sendo o técnico da seleção campeã mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário