sexta-feira, 11 de junho de 2010

Brasileiros no Mundial

O Brasil será o único país a ter 29 representantes em campo nessa Copa do Mundo. Além dos 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga, mais 06 brasucas estarão no torneio, só que representando outras seleções. Na seleção norte americana joga o meio campo Benny Feilhaber; na seleção alemã, o atacante Cacau, e na seleção japonesa o zagueiro Marcus Túlio Tanaka. O caso mais curioso é a seleção de Portugal, a equipe contará em seu plantel com três brasileiros. O zagueiro Pepe, o meio campo Deco e o atacante Liédson, e os três terão que enfrentar o Brasil, ainda na primeira fase da competição , já que a seleção lusa esta no mesmo grupo que o nosso.
Conheça mais um pouco dos nossos conterrâneos:

Benny Feilhaber: O meio campo “norte americano” nasceu no Rio de Janeiro-RJ em 19/01/85, e morou por aqui, até os seis anos, quando mudou-se para os Estados Unidos. Em entrevistas, Feilhaber já declarou amor ao Botafogo, e chegou a ser alvo de uma campanha de torcedores do clube carioca, que pediam a sua contratação.
Feilhaber ainda fala português fluentemente, mas nunca esteve perto da seleção brasileira. Pelo contrário. Antes de ser convocado para defender os Estados Unidos, o meio-campista foi cotado pela Áustria, mas acabou recusando o convite.
Convocado em cima da hora por Bob Bradley, o jogador não decepcionou. Atuou em todas as partidas da campanha do vice-campeonato, sendo titular em duas. Com isso, praticamente garantiu seu espaço no time que vai à África do Sul. Atualmente atua no AGF Aarhus, da Dinamarca.

Cacau :Jerônimo Maria Barreto Claudemir da Silva. É o nome do atacante “alemão” nascido em 27/03/81, em Santo André, no ABC paulista. Completamente desconhecido no Brasil, onde defendeu apenas o Nacional-SP, ele se tornou ídolo no país em que se projetou como jogador. Naturalizado alemão desde janeiro de 2009, fez sua estréia na equipe nacional em maio do mesmo ano, em amistoso com a China.
Outra curiosidade, é que Cacau compõe o trio de jogadores negros da equipe alemã. Atualmente atua no Sttutgart, onde já venceu o Campeonato Alemão na temporada 2006/2007.

Marcus Túlio Tanaka: Nosso japonês nasceu em São Paulo, em 21/04/1981. O zagueiro mudou-se para o Japão, ainda com 15 anos de idade para completar os estudos. O jogador assim como o americano, nunca jogou no Brasil. Começou sua carreira no Sanfrecce Hiroshima.
Tanaka começou a jogar pela seleção japonesa depois de conseguir a cidadania do país em 2003. Sua estréia no time principal foi em 2006, mas acabou ficando de fora da Copa da Ásia de 2007 por conta de uma lesão.
Em 2010 foi para o Nagoya Grampus. Participou da campanha japonesa nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.
Ficou famoso nas ultimas semanas, por ter sido, o responsável por quase tirar do Mundial, o craque da Costa do Marfim, Didier Drogba. Foi depois de um impacto com o brasileiro, que Drogba lesionou o braço em um amistoso.

Deco: Anderson Luis de Souza, o Deco, é o mais famoso dos brasucas que atuarão em outra seleção. O craque do Chelsea, nasceu em São Bernardo do Campo-SP em 27/08/77. Deco chegou a jogar no Nacional e no Corinthians
O jogador viveu sua melhor fase na época do Barcelona, de 2004 a 2008. Também participou da campanha em que os portugueses terminaram na quarta colocação no Mundial de 2006, na Alemanha.
Atualmente na equipe inglesa, depois de duas temporadas em que foi mais reserva do que titular, passou a negociar um retorno ao futebol brasileiro para, finalmente, poder jogar mais por um grande time do seu país de origem. Há especulações que o craque defendera o Fluminense no segundo semestre.

Pepe : O zagueiro do Real Madrid, nasceu em Maceió AL em 26/02/83. Seu nome de batismo é Képler Laveran Lima Ferreira. Começou sua carreira no pequeno Corinthians-AL e de lá foi direto para o Marítimo, de Portugal, quando ainda tinha 17 anos. Desconhecido no futebol brasileiro, se naturalizou depois de avaliar que era desprezado pela seleção do seu país de origem. Em 2007, chegou ao Real Madrid, da Espanha, que pagou cerca de 30 milhões de euros ao Porto pela contratação, um valor alto para um jogador da sua posição.
Na partida contra o Valencia, em dezembro de 2009, pelo Campeonato Espanhol, Pepe teve um rompimento nos ligamentos do joelho direito. Apesar disso, entrou na pré-lista de convocados de Portugal para a Copa de 2010, graças à confiança do técnico da equipe, Carlos Queiroz, na sua recuperação. Pepe é companheiro do brasileiro Kaká na equipe merengue.

Liédson: Liédson da Silva Muniz, nasceu em Cairú na Bahia, em 17/12/77. O atacante defendeu grandes clubes brasileiros. Chegou a atuar no Coritiba, Flamengo e Corinthians, antes de virar ídolo no Sporting de Portugal, onde atua desde 2003.
Chegou a ser campeão paulista pelo Corinthians em 2003. Em sete anos no Sporting, o brasileiro atuou em 193 partidas, marcando 109 gols. Com 19 gols, o atacante se tornou o maior artilheiro do Sporting em competições internacionais.
Em 2009, Liédson se naturalizou português e passou a ser convocado pelo técnico Carlos Queiroz para as eliminatórias da Copa de 2010, disputando seis jogos e marcando dois gols, no empate por 1 a 1 com a Dinamarca, e na vitória por 3 a 0 sobre a Hungria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário