terça-feira, 22 de junho de 2010

De cabeça erguida




Bafana Bafana vencem a França, mas não evitam eliminação
- Franceses se despedem da Copa de forma melancólica -


South Africa 2 x 1 France




As duas equipes entraram em campo, precisando de um milagre para se classificarem. Além de vencerem, tinham que torcer para que o jogo entre Mexico x Uruguay não terminasse empatado. A África queria encerrar sua participação em Copas, de cabeça erguida, vencendo os franceses. A França entrou em campo, com várias alterações em relação ao time que vinha jogando.
Titulares absolutos da equipe francesa ficaram de fora, como Abidal e Evra. O craque Anelka, foi desligado do grupo após desentendimento com o treinador. A seleção de Parreira também veio modificada, para tentar surpreender a equipe européia.
A França voltou a jogar mal. As modificações não surgiram efeito. Os africanos partiram para o ataque e abriram o placar Aos 20 minutos, escanteio, para a África, Tshabalala bate na cabeça de Khumalo, 1 x 0.. Falha do goleiro Lloris que saiu mal do gol. A situação francesa piorou quando aos 25, quando o meia Gorcouf, foi expulso.
A África precisava de mais gols para continuar sonhando com a classificação. Aos 37, com um homem a mais em campo, após cruzamento da esquerda, a zaga francesa não afasta e a bola sobra para Masilela. Ele cruza, e Mphela completa para o gol vazio. Vibração máxima no estádio Free State, muitos ainda acreditavam na classificação africana.
No segundo tempo, a África continua jogando melhor, Mphela tem duas boas chances, mas não amplia. Quem acaba fazendo é a França, aos 25, Sagna lança Ribery, que ganha na corrida e toca para Malouda descontar. Os “Le Blues” são eliminados na primeira fase, assim como em 2002, a diferença é que nesta Copa o time marcou um gol o que nem isso aconteceu na Copa do Japão e da Coréia. Se Malouda não tivesse marcado, a França se tornaria apenas a segunda seleção na história eliminada em duas Copas do Mundo sem marcar nenhum gol. A única, até hoje, a conseguir o feito foi a Bolívia.
A essa altura, a seleção africana, teria que fazer mais três gols, para se classificar, já que o Uruguay estava vencendo o Mexico por 1 x 0, em Rustemburgo. Termina o jogo, África vence, mas juntamente com a França estão fora do Mundial. As vagas do grupo A, ficaram com uruguaios e mexicanos.
Essa será a primeira Copa, que o país anfitrião, ficará fora das Oitavas de Final. A África deu um show de organização, mas seu time, não conseguiu passar da primeira fase. Parreira foi o primeiro técnico a comandar seleções em seis Copas diferentes e, finalmente, venceu um jogo em Mundiais com uma seleção estrangeira.
Após o jogo uma cena lamentável O técnico francês Domenech se recusou a cumprimentar Parreira. A França que entrou na Copa pela porta dos fundos, saem, da competição, sem nenhum brilho.

Ficha Técnica:
Stadium: Free State, em Bloemfontein, ás 11:00h
Juiz: Oscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham Gonzalez (COL) e Humberto Clavijo (COL)
Cartão Amarelo: Diaby (FRA)
Expulsão: Gourcuff (FRA)
Gols: Khumalo, aos 20 do 1º, Mphela, 37 do 1º e Malouda aos 25 do 2ºtempo.


France: Lloris, Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Diarra, (Govou), Diaby, Gignac, (Malouda) e Gourcuff; Ribéry e Cissé. (Henry)
Técnico: Raymond Domenech

South África: Moeneeb Josephs, Ngcongca, (Gaxa), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni, (Modise ), Tshabalala e Pienaar; Parker (Nomvethe )e Mphela
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Mexico 0 x 1 Uruguay
Uruguaios vencem, terminam em primeiro, e “escapam” de pegar a Argentina.


Uruguaios e mexicanos entraram em campo, podendo empatar a partida que ambos estariam classificados. Mas o empate faria que o segundo lugar enfrentasse na próxima fase, provavelmente a Argentina.
O Uruguai jogou melhor, com uma excelente atuação do atacante Suarez, que teve ótimas oportunidades de abrir o placar logo no início. Aos 06 minutos, ele recebeu sozinho na direita, mas tocou na saída do goleiro, para fora. O Mexico respondia, Guardado, chuta da intermediária e a bola bate no travessão. No fim da primeira etapa, aos 43, Suárez recebe cruzamento perfeito de Cavani da direita e testa sem chances para o goleiro mexicano.
No segundo tempo, não houve alterações. Depois de 20 anos, os uruguaios se classificam para as Oitavas de Final. Uruguay e Mexico estão classificados e enfrentam na próxima fase respectivamente Coréia do Sul e Argentina (Os classificados do Grupo B, só foram conhecidos as 15:30h).
A celeste, bi campeã, mundial se classificou com Muslera, Maxi Pareira, Lugano, Victorino e Fucile; Diego Pérez, Álvaro Pereira, (Scotti), Areválo e Cavani; Suarez (Fernández) e Forlán. Time do técnico Oscar Tábarez.
O time do técnico, Javier Aguirre perderam, mas passaram para próxima fase com
Perez, Moreno, (Castro), Maza, Osório e Salcido; Rafa Márquez, Torrado, Guardado, (Barrera) e Blanco; (Javier Hernández), Giovani dos Santos e Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário