quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Adeus da Campeã


Itália decepciona, joga mal e dá adeus à competição.

Slovaquia 3 x 2 Italy


A seleção italiana entrou em campo precisando vencer para se classificar. No grupo F, todas as quatro seleções chegaram a última rodada com chances de classificação. Um empate poderia eliminar a Itália, por isso, a vitória era necessária. Alguns supersticiosos lembraram da campanha da “Azurra” na Copa de 82, na oportunidade, a Itália empatou os três primeiros jogos, mas terminou a Copa como campeã.
O time não tinha jogado bem os dois primeiros jogos. Apenas dois empates contra Paraguay e Nova Zelândia. O time do técnico Marcelo Lippi chegou à África, envelhecido, sem novas promessas e pagou caro por isso.
A Eslováquia começou melhor. Logo aos 24min, o meio campo italiano, De Rossi erra um passe, Vittek aproveita e abre o placar. O resultado eliminaria a seleção italiana. A zebra poderia novamente ser repetida nessa Copa do Mundo. O primeiro tempo terminou assim, com os eslovacos na frente. Em Polokwane, Paraguay e Nova Zelândia empatavam em zero a zero. Os paraguaios estavam se classificando juntamente com a Eslováquia, mas se a Nova Zelândia fizesse um gol, eles estariam classificados. As emoções ficaram mesmo pra a segunda etapa.
Lippi coloca Quagliarella e Maggio, logo no início do segundo tempo. A Itália foi para o ataque e quase empatou o jogo. O técnico também colocou o meio campo Pirlo, ainda se recuperando de contusão para tentar melhorar a equipe. Em um lance dentro da área, aos 21, o zagueiro, eslovaco Skrtel tirou a bola em cima da linha do gol. Mas quem fez outro gol foi a Eslováquia. Aos 28, Hamsik cruza rasteiro na área e Vittek se antecipa para marcar. A imagem do goleiro, Buffon no banco de reservas mostrava bem o desespero italiano. A Itália reage, aos 35, Quagliarella faz uma grande jogada. bate no canto, o goleiro espalma e a bola sobra para Di Natale, que faz. Renasce a esperança italiana. Faltando 10 minutos a Itália precisa somente de mais um gol, o empate a essa altura serviria para os italianos.
Mas, não era mesmo o dia da Itália, contra-ataque eslovaco aos 43, a defesa italiana falha e Kopunek toca por cima na saída de Marchetti. 3 x 1. A fatura parecia liquidada., os italianos jogaram mal e estavam se despedindo do Mundial. Mas,....aos 46, Quagliarella, vê o goleiro Mucha adiantado e marca para a Itália. 3x2. Minutos finais de desespero, a Itália se empatasse se classificaria, mas, ao 50 minutos, o árbitro apita, Fim de jogo !! Festa para a Eslováquia. A Itália está fora da Copa do Mundo. Foi a primeira vez que a Itália sai de uma Copa sem vencer. A pior campanha italiana em um Mundial. A equipe sai, desclassificada, e em último do seu grupo.
Os dois finalistas da última Copa, França e Itália foram eliminados na primeira fase. Dois campeões mundiais, fora !!!A Itália, repetiu o “feito” dela própria, em 1950, do Brasil em 1966, e da França em 2002. Campeões do Mundo e que foram eliminados precocemente na Copa seguinte ao titulo.





Ficha Técnica:
Stadium: Ellis Park, em Johanesburgo, ás 11:00h
Juiz: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)
Cartão Amarelo: Mucha, Pekarik, Strba e Vittek (SVK); Cannavaro, Chiellini, Quagliarella e Pepe (ITA)
Gols: Vittek, aos 24 do 1º e 28 do 2º, Di Natale, 35 do 2º, Kopunek 43 do 2º e Quagliarella, 46 do 2ºtempo.
Slovaquia: Mucha, Pekarik, Durica, Skrtel e Zabavnik; Juraj Kucka, Strba, (Kopunek), Stoch e Hamsik; Jendrisek (Petras) e Vittek (Sestak)
Técnico: Vladimir Weiss

Italy: Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito (Maggio); Montolivo, (Pirlo) De Rossi e Gattuso, (Quagliarella), Pepe, Iaquinta e Di Natale.
Técnico: Marcello Lippi



Paraguay 0 x 0 New Zealand

Sul americanos seguram empate, e se classificam em primeiro.
A equipe neo zelandesa, até tentou surpreender o Paraguay. Uma vitória colocaria a equipe com boas chances de classificação, dependendo de uma vitória eslovaca em cima da Itália. Para o Paraguay o empate bastaria.
A Nova Zelândia começa no ataque Smeltz domina na esquerda, faz jogada individual e bate do bico da grande área, mas a bola passa acima do gol de Villar. O primeiro tempo segue com bons lances para as duas equipes, mas termina mesmo sem gols.
Em Johanesburgo, a Eslováquia ganhava da Itália. Bastava um gol para a Nova Zelândia se classificar. Mas, na segunda etapa, é os paraguaios que chegam com perigo. Aos 17, após cruzamento da direita, Riveros desvia de cabeça e Paston faz boa defesa. No rebote, Santa Cruz fura e Caceres tenta o chute, mas a bola desvia na defesa e sai pela linha de fundo. No final da partida, a Nova Zelândia buscou adiantar a sua equipe para surpreender e ficarem com a vaga, mas a falta de habilidade, ficou evidente. O time paraguaio segura o empate e se classifica em primeiro do grupo. A Nova Zelândia sai da Copa invita, foram 3 jogos e 3 empates, e ainda ficou à frente da Itália.
O Paraguay confirma a boa atuação dos sul americanos na competição. Argentina, Paraguai e Uruguai se classificaram em primeiro dos seus grupos. Brasil e Chile tem tudo para conseguir também esse feito. A Copa do Mundo, pode virar uma mini Copa América. (risos). Éh.....Tá pintando campão sul americano.!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário