terça-feira, 29 de junho de 2010

Para entrar na História


Ganenses vencem americanos e levam África às Quartas.

Ghana 2 x 1 USA
No primeiro jogo, nessa Copa do Mundo, que foi para a prorrogação, a equipe africana superou a embalada equipe dos Estados Unidos e mantiveram vivo o sonho africano de ter uma equipe na semifinal da competição. Com a vitória, Gana se igualou ao feito de Camarões e Senegal que já chegaram nas Quartas de uma Copa, respectivamente em 1990 e 2002. Jamais o continente africano teve uma equipe entre as quatro melhores do Mundial.
O jogo foi emocionante. Logo aos 05 minutos de partida, Kevin-Prince Boateng, abriu o placar para Gana, após um contra ataque. E o time africano continuava melhor, aos 37, Após chute ganense, DeMerit falha e Asamoah entra na área. O chute cruzado sai forte, mas o goleiro americano faz boa defesa com os pés. Final do primeiro tempo.Gana na frente.
Na segunda etapa, os americanos vieram pra cima. Aos 17 minutos, o árbitro, húngaro, Viktor Kassai, marca pênalti para os americanos. Donovan cobra, a bola ainda bate na trave antes de entrar. Tudo igual em Rustenburgo e jogo ficaria então mais emocionante.
Os ganenses seguraram o quanto puderam os ataques americanos. E o jogo terminaria mesmo empatado. Agora, prorrogação e se persistir o empate teríamos a vaga definida em penalidade máxima. Mas, em um contra ataque a equipe africana chega ao gol. Após chutão, Gyan surge no meio da zaga, ganha de Bocanegra no corpo e bate na saída de Howard. 2 x 1 . O juiz termina a partida. Nem a visita ilustre nas tribunas do ex-presidente americano Bill Clinton, inspiraram a equipe norte americana, que fizeram uma ótima e embalada primeira fase mas caíram diante dos africanos. Gana segue na copa e enfrentará na próxima fase a equipe do Uruguay, o jogo será, na sexta feira em Johanesburgo. Os africanos tentarão colocar pela primeira vez uma equipe africana em uma semifinal.

Ficha Técnica:
Stadium: Royal Bafokeng, em Rustenburgo, ás 15:30h
Juiz: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)
Cartão Amarelo: Cherundolo, Bocanegra e Clark (USA); Mensah, e Ayew (GHA)
Gols: Kevin-Prince Boateng, aos 5 do 1º, Donovan, 17 do 2ºtempo e Gyan 3 do 1º tempo da prorrogação.

USA: Tim Howard, Cherundolo, Jay DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Bradley, Clark, (Edu), Dempsey e Donovan; Findley (Feilhaber) e Altidore (Gomez)
Técnico: Bob Bradley

Ghana: Kingson, Pantsil, Jonathan Mensah, John Mensah e Sarpei; (Addy), Annan, Asamoah, Ayew e Kevin-Prince Boateng; (Appiah), Inkoom (Muntari )e Gyan
Técnico: Milovan Rajevac

Nenhum comentário:

Postar um comentário