quinta-feira, 17 de junho de 2010

Início desastroso


Seleção Brasileira joga muito mal e não convence na estréia

Brazil 2 x 1 Korea RDP
Grande expectativa para a estréia da Seleção Brasileira. Única seleção a participar de todas as Copas, primeira no ranking da FIFA, e favoritíssima para golear a fraca e desconhecida equipe norte-coreana, apenas 105º no ranking, e cujo, quase todo o time joga no time do exército. Os coreanos já aprontaram em Copas. Em sua única participação em 1966, na Inglaterra, eles venceram a Itália e terminaram em 8ºlugar, mas nada que assustasse.
Durante a semana, o técnico Dunga, escondeu os treinamentos da seleção. Não adiantou nada. O que se viu em campo, foi uma equipe apática, lenta, e sem nenhuma jogada criativa. Até a nossa defesa, vacilou no final e acabou vazada pelos asiáticos. No intervalo, vaias foram ouvidas entre as buzinadas das vuvuzelas.
A equipe comprometida e coerente do técnico gaúcho é também uma equipe burocrática. Não tem a criatividade que os fãs de Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho cobraram antes da convocação. Em campo, muito se esperava de Kaká e Robinho. O craque do Real Madrid mostrou que não está em perfeitas condições.
Robinho jogou bem e teve que armar as jogadas da seleção Brasileira. No primeiro tempo, poucas chances e nenhuma alteração no placar. Luis Fabiano, que já há muito tempo não marca, passou em branco de novo. Aos 27, após boa troca de passes entre Robinho e Felipe Melo, a bola é rolada pela direita e Maicon chuta forte para a defesa de Ri Myong Guk, os coreanos saem no contra ataque e quase abrem o placar aos 31, após escanteio, Lúcio tira. Pak Chol Jin pega o rebote e toca para Ri Kwang Chon, que manda rente ao gol brasileiro.
Na segunda etapa, aos 10 minutos, o lateral direito Maicon avança e chuta sem ângulo, a bola engana o goleiro e entra para o 1º gol do Brasil na Copa. Desde 1986, um lateral direito não marcava para o Brasil. Na ocasião o gol foi do lateral Josimar na vitória sobre a Polônia por 4 x 0. O Brasil melhora um pouco e aos 26, Robinho dá excelente passe e deixa Elano na cara do gol, que toca na saída do goleiro e amplia.
Mas, mesmo com as entradas de Nilmar e Daniel Alves o Brasil não partiu para o ataque e parecia satisfeito com o placar. Então, aos 42, a Coréia surpreende, contra ataque, bobeira da zaga brasileira e J Yun Nan aparece sozinho para marcar. O Brasil estréia com vitória e lidera o grupo,mas joga mal e com um futebol longe do que todos nós esperamos.

Ficha Técnica:
Stadium: Ellis Park, em Johanesburgo, ás 15:30h.
Juiz: Viktor Kassai (HUN)
Auxiliares: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)
Cartão Amarelo: Ramires
Gols: Maicon, 10 do 2º, Elano, 26 do 2º e Ji Yun-Nam aos 42 do 2ºtempo.

Brazil: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo,(Ramires),Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nilmar) ; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

Korea RDP: Ri Myong-Guk, Cha Jong-Hyok, Pak Chol-Jin, Ri Jun-Il e Ri Kwang-Chon; Ji Yun-Nam, Mun In-Guk, (. Kim Kum Il), Pak Nam Chol e An Chol- Hyok; Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se.
Técnico: Kim Jong Hun

Comentário:
Foi um jogo razoável. Para os mais otimistas, o Brasil jogou bem, o que vale são os três pontos, tem todo o nervosismo da estréia...Mas, sabemos que não é bem assim. A seleção Brasileira jogou muito mal, estava apática, não se movimentava e teve seu futebol barrado pelo esquema que montou o técnico norte coreano.
Os asiáticos jogaram fechados e o Brasil não conseguiu atacar com facilidade. Faltou criatividade no meio campo, que teríamos, se na equipe canarinha estivesse Ronaldinho Gaúcho, ou o garoto Paulo Henrique Ganso.
Kaká, nosso melhor jogador, aparentemente ainda não está cem por cento. E o pior. Não temos reservas para ele. Se o primeiro tempo foi ruim, não temos opções no banco para mudar a historia da partida
Ainda nos restam dois jogos na primeira fase. O próximo desafio é contra a Costa do Marfim, que não é uma Coréia. Teremos grandes dificuldades de vencer os africanos se jogarmos o que jogamos na primeira partida. Didier Drogba, o craque marfinense, recuperado da contusão no braço, pode ser o nome do jogo. O Brasil, penta campeão mundial, pode então ter que ser obrigado a vencer Portugal na ultima rodada para não voltar mais cedo pra casa.
Se não vencermos a Copa esse ano, não será surpresa nenhuma. Com essa equipe que está na África, surpresa será se conseguirmos chegarmos a final. Argentina e Alemanha já mostraram pra que vieram nesse Mundial, o Brasil, continua devendo. Daqui há quatro anos, em 2014, a Copa será aqui, e que todos esperam é que lá tenhamos um time bem melhor do que esse, e que os verdadeiros craques estejam em campo, e não assistindo os jogos pela televisão.

Jonas Damázio

Nenhum comentário:

Postar um comentário